Empresários visitam Estrada Real

A Estrada Real (ER) recebeu a visita de 15 empresários do Chile na última semana. O grupo trabalha para construir um novo roteiro naquele país, envolvendo sete cidades próximas a Santiago, e tem a ER como referência de projeto turístico bem-sucedido. A viagem já é resultado do trabalho feito pelo Instituto Estrada Real (IER) no vizinho sul-americano, de apresentação do destino brasileiro. Os chilenos buscam, agora, apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de um projeto turístico na região vizinha à capital, e podem contar com consultoria do IER.

O grupo faz parte da Fundação Empresarial EuroChile e conta com o programa AL-Invest, de investimento na América Latina. Em agosto, os empresários receberam, em Santiago, o diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Sanna. “Lá, iniciamos os contatos e contamos com grande receptividade dos chilenos. Há diversos pontos em comum entre o projeto da Estrada Real e o que eles desejam criar”, conta Sanna. Ele explica que o IER é indicado pelo próprio BID como instituição de referência na construção de projetos turísticos e, por isso, pode prestar consultorias para o desenvolvimento de novas ações nessa área.

Os 15 empresários visitaram as cidades de Ouro Preto, Santana dos Montes, Brumadinho e Belo Horizonte. “Eles perceberam a importância de contar com a união de diversos segmentos turísticos para se montar um projeto de sucesso, que possa envolva o maior número possível de moradores e do empresariado local”, explica Sanna. Na ER, conheceram as vertentes histórica, cultural, gastronômica, vivencial, rural e ecológica do turismo. “Mesmo que tenham o agro-turismo como principal produto, é preciso diversificar a oferta para atrair mais turistas”, resume.

Recomendação do BID
O projeto de fomento à cadeia produtiva do turismo do Instituto Estrada Real faz parte das ações de turismo sustentável do BID. “Pelos efetivos resultados que já alcançamos, o Banco nos indicou para atender os empresários chilenos e em outros países da América Latina e do Caribe. A instituição vem reconhecendo nossa excelência empresarial”, avalia Baques Sanna.

Fonte: http://www.estradareal.org.br/notic/index.asp?pagina=1&codigo=2117


Deixe seu comentário